segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

História e Categorias do Automobilismo

As corridas de automóveis iniciaram-se quase imediatamente depois da construção dos primeiros carros movidos a gasolina bem sucedidos influenciados pelas já populares corridas de carroça.

O evento automobilístico pode ser realizado em:

-Autódromos (circuitos fechados construídos específicamente para as provas de velocidade e habilidades de condução dos veículos)
-Circuitos de rua (como o do Grande Prêmio de Mônaco).

Os autódromos podem ser ovais como o Talladega Superspeedway nos Estados Unidos; Tradicionais, com várias curvas e retas como o de Autódromo do Estoril em Portugal; E misto como o circuito de Indianápolis também nos Estados Unidos.

Existem Varios Tipos de Categorias de Competição:

-Monoposto: são talvez o aspecto mais bem conhecido do automobilismo, com carros desenhados especificamente para corridas de alta velocidade, os monopostos têm asas aerodinâmicas à frente e atrás para produzir uma força para baixo e aumentar a adesão à pista. As mais bem conhecidas corridas de monoposto são as de Fórmula 1, que se desenvolvem num campeonato do mundo anual em que participam alguns dos principais fabricantes de automóveis e de motores do mundo, numa batalha que é tanto tecnológica como de desempenho na pista.

-Ralis (Rally): são corridas de carros de produção profundamente modificados em estradas públicas (fechadas)ou em áreas sem estrada. Um rali típico tem lugar em várias etapas, que os participantes podem analisar antes da competição. O navegador/co-piloto usa as notas tiradas durante o reconhecimento para ajudar o piloto a completar a etapa o mais depressa possível. A competição é geralmente baseada nos tempos, embora ultimamente tenham aparecido algumas etapas com competição directa. O principal campeonato de ralis é o World Rally Championship(WRC), mas também existem campeonatos regionais e muitos países têm os seus próprios campeonatos nacionais.

-Corrida de Endurance: Nesta modalidade as versões de produção de carros de desporto e protótipos competem em circuitos fechados. As corridas desenrolam-se, em regra, em distâncias longas, e os carros são conduzidos por equipas de dois ou três condutores que se revezam de vez em quando. Devido às grandes diferenças entre os carros desportivos "normais" (GT's) e os protótipos de competição, uma única corrida envolve geralmente várias classes diferentes. Corridas famosas de carros de desporto são, por exemplo, as 24H de LeMans as 12 Horas de Sebring, os 1000 km de Monza, 24 Horas de SPA e 1000 km de Nürburgring.

-Stock Cars: Em seu conceito original, as corridas de stock cars consistiam em competições em que se usavam carros comuns sem nenhuma adaptação para corridas, contudo hoje em dia este termo não se designa a essas competições, já que os carros de stock cars são projetados exclusivamente para corridas. A maior categoria de stock cars é a NASCAR a sua série principal é a Nascar Sprint Cup Series, e a mais famosa corrida da série é a Daytona 500.

-Corridas Lineares: Nas corridas lineares (drag racing), o objetivo é completar uma certa distância, tradicionalmente um quarto de milha (1320 pés ou 402 m), no mais curto espaço de tempo possível. Os veículos utilizados variam entre o carro de todos os dias e o famoso "dragster". As velocidades e os tempos diferem, naturalmente, de classe para classe. Um carro vulgar pode completar os 402 m em 15 segundos, ao passo que um "dragster" poderoso pode cobrir a mesma distância em 4,5 segundos e atingir 530 km/h (330 mph).

Existem varias outras Categorias de Competicao, demais para coloca-las aqui.
Se você deseja saber mais sobre a Historia do Automobilismo, Bandeiras, Categorias e etc...
Acesse o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Automobilismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário